Atendimento Internacional
- victorabiassio
- 4 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2024
Para muitos brasileiros, a possibilidade de morar no exterior é um sonho a ser conquistado. As expectativas relacionadas a mais oportunidades de emprego, melhores condições salariais e maior qualidade de vida são muito almejadas. No entanto, existem muitos aspectos igualmente importantes que podem ser deixados de lado. Toda

migração envolve uma adaptação. E esse é um processo que exige algumas perdas como o contato pessoal com familiares, a facilidade de expressão por meio do idioma materno, contato com a geografia específica da cidade natal e várias particularidades culturais que deixam de ser vivenciadas. Por essa razão, existem estudiosos que caracterizam essa situação como um Luto Migratório. Isso porque, apesar de não ocorrer o falecimento de um ente querido, ocorre a perda de diversos elementos habituais e muitas pessoas sofrem com esse momento.
Além dos aspectos já citados, também ocorrem mudanças no ambiente de trabalho. A cultura de outros países envolve diferenças comportamentais que nem sempre são bem recepcionadas. Já atendi imigrantes brasileiros que reclamavam da frieza e aspereza de colegas europeus, por exemplo. Outras características importantes de serem observadas são o clima e a culinária. Podem parecer questões superficiais, mas fazem parte do cotidiano e podem demandar um esforço de adaptação. Muitas pessoas tem dificuldade em viver meses noturnos, com poucas horas de luz do sol, como acontece no norte da Europa. Outras consideram difícil acostumar o paladar ao uso abrangente de temperos picantes e escassez de carne bovina.
Assim, é importante ressaltar que o sonho de viver fora do Brasil também demanda um período de adaptação que envolve diversos desafios. Esse acúmulo de ressignificações e readequações pode ser estressante, levando, inclusive, ao desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão. Por isso, a realização de psicoterapia pode ser fundamental. E efetuá-la com um profissional brasileiro é interessante porque permite que o paciente se comunique em seu idioma materno – o que possibilita que ele se expresse de forma mais espontânea, natural e precisa. Isso potencializa a compreensão do psicólogo e torna a comunicação mais efetiva (o que é primordial durante esse processo).
Ademais, ter um contato frequente com um conterrâneo permite que a transição ocorra de modo mais ameno.
Vale a pena mencionar que o atendimento internacional é regulamentado pelo conselho de psicologia. A entidade ressalta apenas que o atendimento é regulado pela legislação brasileira, uma vez que o psicólogo atua a partir delas. Isso significa que mesmo que o paciente more na Ásia, a sua psicoterapia obedecerá as normativas que regulam a psicologia brasileira.

Por fim, esse atendimento ocorre da mesma forma que o online dentro do Brasil: encaminho um link pelo Google Meet e a sessão acontece por meio dessa plataforma. Os únicos requisitos necessários são ter conexão com a internet e o acesso a um computador ou celular. Também recomendo a utilização de fones de ouvido.
Portanto, se você mora fora do Brasil e deseja um atendimento psicológico eficaz para aprimorar sua qualidade de vida e facilitar a adaptação a uma nova cultura, entre em contato agora e agende sua sessão. Conte comigo para lhe ajudar a vivenciar essa transição.
Até breve!
%20(1).png)



Comentários